
Uma Comunidade Ressurge!
02/07/2018Era uma vez um provedor. Não era dos melhores, mas provia internet em épocas em que a World Wide Web ainda era novidade, o Facebook engatinhava e não exista Instagram. Seu nome era Terra. O Terra possuía um serviço que por meados de 2004 foi o precursor das redes sociais como as conhecemos hoje, embora já existisse Orkut naquela época. O nome do serviço era: Fotolog! O Fotolog tinha suas bases, claro no precursor de todos os fotologs, o Fotolog.net que, mais tarde tornou-se Fotolog.com e era pago, com direito a apenas 500 usuários diários gratuitos.

Fotolog do quadrinista Gabriel Gomes apresentando seus personagens da Liga do Cerrado.
Os Fotologs Terra logo caíram nas graças de muita gente e conquistaram o coração de várias comunidades, entre elas os quadrinistas, gerando um sem número de fotolgs e gerando amizades que permanecem até hoje, gerando inclusive encontros pessoais entre autores e criadores de personagens! Autores como Lorde Lobo (RS), Rom Freire (MA, Adriano Sapão (CE) e Sandro Marcelo (PE) se conheceram pessoalmente após anos de convivência virtual obtida por meio dos fotologs! Estes e outros mesmo sem encontros pessoais mantém até hoje laços de amizade profundos e parcerias criativas fenomenais!

Fotolog do quadrinista pernambucano Nel Angeiras apresentando seus personagens, os Noturnos.
Claro que, como todo bom produto, o Fotolog Terra gerou seus clones (ou foi gerado de um deles, não temos certeza sobre o ovo ou a galinha, perdoem-nos!) tais como Flogão e Floguxo, por exemplo. Enquanto isso a comunidade só crescia e personagens mil eram apresentados em fanartes e desenhos de autores, alguns hoje seguindo publicados firmemente como o Conversor de Sandro Marcelo, Penitente de Lorde Lobo, Nuclear Boy do Marcos Gratão, A Tribo do Júnior Cortizo ou o Lorde Kramus do Gil Mendes.

Lorde Khamus, de Gil Mendes, apresentado na época dos Fotologs Terra é publicado até hoje evoluindo mais e mais a cada dia!
Outros personagens caíram no esquecimento e desapareceram das memórias, nunca tendo sido publicados senão talvez em alguma referência visual, mas muitos outros permanecem vivos e ativos. Infelizmente o inesperado aconteceu e em meio a twittadas e facebookadas, o Terra sem qualquer aviso desativou o Fotolog. O endereço existe até hoje, mas á apenas uma página em branco, e os quadrinistas ficaram órfãos de sua comunidade fotologuística (se é que essa palavra existe e, se não existir, acabei de inventar!).

Luz Vermelha, de Evandro Molina, é um dos personagens que infelizmente caiu no esquecimento e nunca foi publicado em uma história em quadrinhos.
Coincidentemente, em 2007, um dos paralelos do Fotolog Terra, o FLogão mudava de administração, permanecendo no ar como estava desde sua criação em 2004 para em 2009 voltar às mãos de seu criador e permanecer até hoje, quando em um movimento inesperado, um artista começou um Flogão e começou a chamar os outros e, de repente, estavam lá muitos deles de volta retomando a comunidade antes perdida!

Flogão do Lorde Lobo com uma fanarte do Conversor feita pelo próprio autor. Um dos exemplos da retomada da comunidade!
Com uma interface semelhante à dos Fotologs Terra, os fotologs do Flogão restauraram algo há muito perdido pelos artistas e a publicação diária de artes se faz presente, restaurando inclusive um fenômeno que surgiu na época do Terra: A Semana do Personagem! A cada semana um personagem era homenageado por diversos autores e isso quase sempre acontecia de forma espontânea.

Flogão de Marcos Gratão que, como o do Lorde Lobo acima, resgatou a semana do personagem, uma atividade rotineira na época dos Fotologs Terra. Estava rolando uma semana do Conversor.
Hoje, os artistas de volta ao Flogão estão felizes e estimulados ainda mais em sua produção constante e diária, o que proporciona novas ideias e gera novas parcerias e trabalhos fantásticos onde, no fim das contas, quem ganha é o leitor! Quer conhecer o FLogão? Comece pelo FLOGÃO DO SANIVERSO e depois passeie pelos outros! É só clicar no destaque anterior ou AQUI!

O “Frogão do Sapão” é um dos que possui produção praticamente diária de desenhos. Ele também esteve nessa semana do personagem para o Conversor.
Divirta-se!
Caro AMIGO Sandro Marcelo, há muito que digo que sou um grande fã de teus textos! E, a cada novo lido, esta minha admiração apenas cresce! Tudo que escreveste sobre os Fotologs Terra e, agora, sobre o Flogão, reflete a nossa realidade! É nosso refúgio das tais “tretas” virtuais, infelizmente, tão comuns em redes sociais como o Facebook.
Em nossos fotologs (agora Flogões) é possível viver a paz, a cumplicidade e o incentivo, sentimentos típicos de uma boa amizade (virtual ou real, tanto faz)!
Estamos juntos, meu amigo!